Marcadores:
Peixe - agua doce
Molinesia
A primeira impressão que temos quando observamos as molinésias num verdadeiro contraste entre a nitidez da água com o negro veludo, sente-se a elegância de quem nada despreocupado, e nos vem logo a sensação de que isto faz bem aos olhos.
São estas espécies que tanto fascinam crianças e criadores em todo o mundo. As espécies que encontramos facilmente nas lojas especializadas são (Poecilia latipinna, Poecilia velifera, Paecilia sphenops, etc.)
As molinésias negras na verdade possuem essa cor devido a presença de melanina em suas células o que as torna bastante vulneráveis quando criadas em grandes tanques à céu aberto de águas claras sem proteção contra os pássaros e até mesmo a presença de gatos perto dos locais de criação.
São peixes sensíveis e não devem levar sustos o que as vezes intimidam os machos e podendo provocar até parto prematuro nas fêmeas.
Pertencem à família Poecilidae. É originária das regiões costeiras do Sul da América do Norte e algumas partes do México, Honduras e Nicáragua.
Para que se possa obter êxito em cativeiro devemos colocar para cada seis litros de água uma colher de chá de sal grosso ou 15% aproximadamente de água do mar, mantendo salobra a água, o que é mais compatível com seu ambiente natural O aquário ideal para as molinésias são os mais espaçosos e abundantemente plantado, com boa iluminação e um crescimento razoável das algas, que elas adoram.
São peixes onívoros isto é, comem de tudo, mais a sua dieta preferida é a base de vegetais; alface picada, algas marinhas picadas, espinafre cozido, confrei, etc. Podem ser oferecidas artêmia salina, larva de mosquito, tubifex, e ração industrializada de preferência as flocadas. A alimentação deve ser feita em pequenos intervalos, evitando uma super dose, tornando o excedente não consumido pelos peixes em composto orgânico, decornpondo e alterando toda a estrutura química da água. A alimentação deve ser servida duas vezes ao dia, a mais balanceada possível, e para um total desenvolvimento das nadadeiras, a água do aquário deve estar ligeiramente alcalina (pH 7,2) o que pode ser conseguida com pedras calcárias.
As molinésias são também sensíveis as mudanças bruscas de temperatura devendo manter-se entre 24º e 29º C.
Devemos manter para cada macho, cinco fêmeas satisfazendo o seu incrível apetite sexual. São ovovíparas, fazendo, com que sua prole desenvolva-se no ovário da fêmea, sendo expelidos na época certa do nascimento um a um em forma de alevinos, que são suficientemente grandes e muito parecidos com seus pais. As características fundamentais para se distinguir o sexo dos machos é pelo desenvolvimento das nadadeiras, e a transformação da anal em orgão copulador, conhecido como gonopódio.
Em algumas espécies como: a Poecilia velifera, conhecida vulgarmente de molinésia mexicana, nota-se uma bonita nadadeira dorsal em forma de vela chegando a custar mais cara pela total ausência de melanina em sua pele. É muito apreciada pelos aquaristas mais experientes.
O período de gestação é de 30 dias chegando a produzir em média de 60 a 100 alevinos, quando estão bem alimentados durante toda a gravidez. Ao nascer os alevinos devem ser alimentados com uma dieta básica e bastante rica em proteína vegetal e animal em intervalos mais variados. Estes são alguns dos segredos para se ter molinésias em perfeitas condições e com uma beleza de deixar qualquer pessoa envolvida com sua graça e sociabilidade.
Marcadores:
Dicas e informações úteis,
DIY,
Saindo do papel
Aquario Nano - Como montar um! (Extra: Fazendo um Substrato)
Ola a todos estou aqui para ensinar a montar um aquario nano bonito clean e sem gastar muito tempo e dinheiro!
Você ira precisar de:
Aquario de ate 60 litros
Um filtro de capacidade de pelo menos 5x maior que a quantidade de agua do Aquario (ou seja por exemplo 60litros = 60.5 = 300 lt/h)
Plantas a vontade (mas precisa ter pelo menos alguma especie numa quantidade razoavel!)
Substrato
Camada Inerte
Sistema de CO² (veja nossas postagens que tem um sitema facil de fazer!)
Montagem:
O inicio só o aquário.
Primeira camada de substrato, granulometria mais grossa, reaproveitado do outro aquarinho já que não tem nem 3 meses de uso.
Como ficou.
Segunda camada de substrato granulometria mais fina já com um pouco de água para retirar as bolhas de ar.
Plantas novas Anubias barteri var. Nana, Cryptocoryne balansae e Microsorum pteropus 'windelov'
'windelov' amarrada em uma pequena pedra.
Já com todas as plantas e rochas. Não detalhei o plantio porque com não tinha um Layout em mente fui colocando as plantas e pedras aleatóriamente até ficar agradavél a meus olhos. Deixo a parte técnica pros mestres já que não entendo nada.
Adaptando os animais logo depois da montagem. O dono da casa.
Gourami Chocolate meio desbotado devido ao stress.
Todo mundo em seus lugares primeira foto frontal.
Frontal aproximada.
Lateral Direita
Lateral esquerda.
Após isto é so aproveitar... Lembrando de que nao precisa de RESPIRADOR ou COMPRESSOR as plantas ja fazem exatamente a oxigenação da agua! Mas é bom colocar um filtro de qualidade e caso você queira economizar com gastos com substrato compre areia de filtro de pscina pegue caco de telha de barro de tamanho bem diminuto (+ ou -) 0.5 cm e misture bastante cacos a areia.. ou coloque todos eles no fundo e cubra com areia. Isso vai ajudar a ter uma biologia mais bem formada dentro do aquario.. entao depois de colocar os cacos de telha adicione um pouco de materia organica bem triturada no fundo junto aos cacos pode ser por exemplo cascas de cenoura... dai sim cubra com areia tudo uns 2 cm dai ja pode plantar tranquilamente...
Qualquer duvida coloque nos comentarios que eu ajudo!
Abraços, ate o proximo Post!
Você ira precisar de:
Aquario de ate 60 litros
Um filtro de capacidade de pelo menos 5x maior que a quantidade de agua do Aquario (ou seja por exemplo 60litros = 60.5 = 300 lt/h)
Plantas a vontade (mas precisa ter pelo menos alguma especie numa quantidade razoavel!)
Substrato
Camada Inerte
Sistema de CO² (veja nossas postagens que tem um sitema facil de fazer!)
Montagem:
O inicio só o aquário.
Primeira camada de substrato, granulometria mais grossa, reaproveitado do outro aquarinho já que não tem nem 3 meses de uso.
Como ficou.
Segunda camada de substrato granulometria mais fina já com um pouco de água para retirar as bolhas de ar.
Plantas novas Anubias barteri var. Nana, Cryptocoryne balansae e Microsorum pteropus 'windelov'
'windelov' amarrada em uma pequena pedra.
Já com todas as plantas e rochas. Não detalhei o plantio porque com não tinha um Layout em mente fui colocando as plantas e pedras aleatóriamente até ficar agradavél a meus olhos. Deixo a parte técnica pros mestres já que não entendo nada.
Adaptando os animais logo depois da montagem. O dono da casa.
Gourami Chocolate meio desbotado devido ao stress.
Todo mundo em seus lugares primeira foto frontal.
Frontal aproximada.
Lateral Direita
Lateral esquerda.
Após isto é so aproveitar... Lembrando de que nao precisa de RESPIRADOR ou COMPRESSOR as plantas ja fazem exatamente a oxigenação da agua! Mas é bom colocar um filtro de qualidade e caso você queira economizar com gastos com substrato compre areia de filtro de pscina pegue caco de telha de barro de tamanho bem diminuto (+ ou -) 0.5 cm e misture bastante cacos a areia.. ou coloque todos eles no fundo e cubra com areia. Isso vai ajudar a ter uma biologia mais bem formada dentro do aquario.. entao depois de colocar os cacos de telha adicione um pouco de materia organica bem triturada no fundo junto aos cacos pode ser por exemplo cascas de cenoura... dai sim cubra com areia tudo uns 2 cm dai ja pode plantar tranquilamente...
Qualquer duvida coloque nos comentarios que eu ajudo!
Abraços, ate o proximo Post!
Marcadores:
Dicas e informações úteis
Tratamentos de Troncos
Os Tratamentos
Nesta pesquisa foram utilizados troncos de aroeira com aproximadamente 30 cm cada, que foram submetidos aos testes simultaneamente. Cada amostra foi colocada em um recipiente, submetida ao respectivo tratamento descrito abaixo, e retirada do local para ir ao aquário somente após não tingir ou turvar a água dos recipientes. O tempo total que levou cada processo é indicado ao final dele. A água utilizada era retirada diretamente da rede de distribuição (torneira) sem qualquer tratamento anterior.
Atenção: a maior parte dos tratamentos pesquisados foram desenvolvidos por outros aquaristas, muitos companheiros da aquaneo-brasil que compartilharam suas experiências conosco. As instruções dos tratamentos pesquisados foram respeitadas rigorosamente, além de uma variação com cloro, sal e água quente que eu já estava estudando há algum tempo. Sendo ainda que a pesquisa tem como finalidade somente verificar a eficácia e o tempo aproximado do tratamento proposto.
- Tratamento com cloro ativado
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo totalmente, adicionando durante 7 dias 1 ml de cloro ativo para cada 10 litros d’água;
2. Troque á água e deixe o tronco descansar por mais sete dias, para que o cloro excesso seja totalmente removido;
3. Caso seja possível, adicione água quente sobre o tronco, para eliminar agentes resistentes ao cloro.
Tempo requerido de tratamento: 18 dias
- Tratamento com sal grosso
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 4 colheres de chá para cada litro de água;
2. Completar a água do recipiente para manter o tronco sempre submerso.
Tempo requerido para deixar de tingir a água: 25 dias
- Tratamento com imersão em água da rede de distribuição
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, com água da rede distribuidora (torneira);
2. Trocar a água a cada três ou quatro dias.
Tempo requerido para deixar de tingir a água: 35 dias
- Tratamento com imersão em água quente
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo;
2. Despejar água fervente sobre o tronco e deixar descansar;
3. Trocar a água a cada três ou quatro dias.
Tempo requerido para deixar de tingir a água: 28 dias
- Tratamento com cloro, sal grosso e imersão em água quente
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 1 litro de cloro para cada 2 litros de água, deixando-o em repouso durante 24 horas;
2. Colocar o tronco em outro recipiente para que a água possa ser aquecida ao ponto de ebulição (100°C) durante 15 minutos e deixe descansar por 24 horas;
3. No terceiro dia adicionar 200 g de sal grosso à água a ser fervida, conforme o item 2;
4. Troque a água diariamente e repita o item 2 até a água se apresentar limpa.
Tempo requerido para deixar de tingir a água: 7 dias
Conclusão
Os resultados demonstraram que todos os tratamentos são eficazes para que os troncos deixem de pigmentar a água do aquário, cada um com seu tempo e dificuldade própria. Deve-se ressaltar que a água a ser trocada ficará muito marrom e até mesmo os menos experientes saberão a hora correta de parar o tratamento.
É importante inserir todas as plantas, troncos e pedras no momento inicial da montagem, o que deverá influenciar diretamente na qualidade de nossa colônia de bactérias e no equilíbrio d'água. Utilizando qualquer um dos tratamentos de troncos podemos diminuir o tempo de espera para uma montagem sem riscos.
Finalmente, devemos salientar a questão ambiental que está intimamente ligada ao hobby, pois de acordo com IBAMA a aroeira é uma das espécies de nossa flora ameaçadas de extinção e já está classificada como “vulnerável”. Após essa descoberta, acabei doando dois dos troncos utilizados na experiência e acho fundamental divulgarmos a todos a preocupação dos aquaristas quanto ao uso racional e sustentável de qualquer elemento extraído da natureza, valorizando e preservando os que já possuímo
Marcadores:
Dicas e informações úteis
Aquario novo
Aqui vão as dicas pra quem vai ter seu primeiro aquário !
Você deve pensar nos seguintes tópicos :
Tamanho do aquario , local,peixes,temperatura,ph,iluminação ,filtro,alimentos, layout e manutenção
Começando por tamanho do aquario : para quem é iniciante deve começar com um aquário de 50 a 100 litros !
a , mas você diz " porque não um aquário menor , é mais fácil de cuidar !"
NADA DISSO , quanto menor é o aquário , mais INSTÁVEL ele é, então pra quem vai começar eu aconselho um aquário de 45 litros ( 50 x 30 x 30) !

Local : você deve por o aquário em uma superfície plana sempre com um isopor por baixo para amenizar e distribuir o peso do aquário melhor, sempre coloque em locais que receba luz INDIRETA do sol porque , além de aquecer a agua ele estimula as algas.Também deve ser considerada que aquário não podem fica perto de portas porquê assustar os peixes e pode até causar algum acidente.

temperatura : eu recomendo começar com agua fria pois os peixes de agua fria são mais resistentes .
peixes : para começar eu recomendo kinguios , são um pouco "porcos" mas ele são muito resistentes e são peixes de agua fria !

ph : tem que ser feita a medição de ph e ajustada de acordo com a necessidade do peixe . Por exemplo, o Kinguio gosta de agua alcalina !
iluminação : a iluminação pode ser mais por estética , porquê iniciante nunca começa com plantados que dão extremo trabalho !
filtro : Existem os fbf (Filtro Biológico de Fundo) que são placas em baixo do cascalho que fazem a sujeira decompor e ficarem presas no cascalho e nas placas .
Existem o filtros externos que são os mais usados pela sua grande potência e tamanho !
Existem os Canisters que são filtro muito bons mas que custa um preço bem maior .
O vazão do filtro tem que ser considerado , pelo menos 5 vezes o volume de agua de seu aquário !
Alimentos : Existem rações industrializadas que são mais utilizadas e tem as "artêmias'' e "larva do amendoim" que são muito bons também !Variação da alimentação dos peixes tem que ser considerada , pois evitam que os peixes desenvolvam algumas doenças !
layout : pode ser adicionado simples enfeites e plantas artificiais para criar um layout bonito, não esqueça de que
alguns enfeites soltam tinta !

manutenção : o conhecido TPA a cada 15 dias e sempre manter igual o ph !
agora , é só montar o aquário e desfrutar de sua beleza.
Você deve pensar nos seguintes tópicos :
Tamanho do aquario , local,peixes,temperatura,ph,iluminação ,filtro,alimentos, layout e manutenção
Começando por tamanho do aquario : para quem é iniciante deve começar com um aquário de 50 a 100 litros !
a , mas você diz " porque não um aquário menor , é mais fácil de cuidar !"
NADA DISSO , quanto menor é o aquário , mais INSTÁVEL ele é, então pra quem vai começar eu aconselho um aquário de 45 litros ( 50 x 30 x 30) !
Local : você deve por o aquário em uma superfície plana sempre com um isopor por baixo para amenizar e distribuir o peso do aquário melhor, sempre coloque em locais que receba luz INDIRETA do sol porque , além de aquecer a agua ele estimula as algas.Também deve ser considerada que aquário não podem fica perto de portas porquê assustar os peixes e pode até causar algum acidente.
temperatura : eu recomendo começar com agua fria pois os peixes de agua fria são mais resistentes .
peixes : para começar eu recomendo kinguios , são um pouco "porcos" mas ele são muito resistentes e são peixes de agua fria !
ph : tem que ser feita a medição de ph e ajustada de acordo com a necessidade do peixe . Por exemplo, o Kinguio gosta de agua alcalina !
iluminação : a iluminação pode ser mais por estética , porquê iniciante nunca começa com plantados que dão extremo trabalho !
filtro : Existem os fbf (Filtro Biológico de Fundo) que são placas em baixo do cascalho que fazem a sujeira decompor e ficarem presas no cascalho e nas placas .
Existem o filtros externos que são os mais usados pela sua grande potência e tamanho !
Existem os Canisters que são filtro muito bons mas que custa um preço bem maior .
O vazão do filtro tem que ser considerado , pelo menos 5 vezes o volume de agua de seu aquário !
Alimentos : Existem rações industrializadas que são mais utilizadas e tem as "artêmias'' e "larva do amendoim" que são muito bons também !Variação da alimentação dos peixes tem que ser considerada , pois evitam que os peixes desenvolvam algumas doenças !
layout : pode ser adicionado simples enfeites e plantas artificiais para criar um layout bonito, não esqueça de que
alguns enfeites soltam tinta !
manutenção : o conhecido TPA a cada 15 dias e sempre manter igual o ph !
agora , é só montar o aquário e desfrutar de sua beleza.
Marcadores:
Dicas e informações úteis

O que é PH ?


O
PH é uma escala logarítmica de medida baseada na dissolução do íon Hidrogênio(H+) na água: quanto mais alcalina, maior o pH; quanto mais ácida, menor o PH.
Aquários Marinhos costumam ter o pH alto, estabilizado em 8,3. Já nos de água doce, o pH varia, podendo ir de 5,5 até 9,0, de acordo com a espécie abrigada.
Em aquários comunitários é comum manter o pH neutro, em torno de 7, a fim de harmonizar o ambiente com as necessidades de um número mais diversificado de espécies.
Existem produtos que deixam a agua mais acida ou mais alcalina, os mais comuns são :
espero que tenham gostado , deixem aqui os seus comentários e até mais :D
Marcadores:
Alimentos,
Dicas e informações úteis
A artêmia salina:
Artêmias são pequenos crustáceos que habitam a terra a mais de 300 milhões de anos, com alto valor nutritivo, alta taxa de proteína e beta caroteno ( que intensifica a coloração dos peixes ), é um alimento indispensável na alimentação de seus alevinos.
Utilizada tanto no aquarismo como na criação comercial em grande escala de várias espécies de peixes.
O náupilo de artêmia pode dobrar de tamanho em pouco mais de 24 horas.
As artêmias vivem em lagos de alta salinidade e não no mar, apesar do nome confundir um pouco.
O famoso lago de Salt Lake nos Estados Unidos é um exemplo de habitat das artêmias.
Artêmias adultas podem ser compradas congeladas ou vivas, a grande vantagem de estarem vivas é a atração maior para os peixes, pelo fato de se movimentarem, mas como em alguns lugares é praticamente impossível de se encontrar, as congeladas são ótimas alternativas.
O objetivo deste texto é mostrar de forma clara e direta a eclosão e a alimentação com os náupilos, que é a fase jovem da artêmia.
Parte l - Eclodindo os cistos
Ao falarmos de náupilos de artêmias estamos nos referindo a uma das melhores e mais completas maneiras de alimentarmos alevinos, promovendo um rápido crescimento e muitos outros benefícios.
Vale ressaltar que a qualidade dos cistos é muito importante para o sucesso da eclosão, algumas marcas prometem até 95% de eclosão.
Parte ll - Coletando os naupilos
Parte lll - Alimentando os naupilosUma vez que já temos nossos naupilos, ja podemos alimentar os alevinos, a forma utilizada aqui é bastante simples, como ja citado basta coletá-los e oferecer, veremos que os alevinos irão dar “botes” no vazio, mas só parece que é no vazio, pois as vezes nem vemos o naupilo, porém ele esta lá, e o alevino está se alimentando.
O ideal é que os náupilos sejam oferecidos aos poucos.
A artêmia salina
Artêmias são pequenos crustáceos que habitam a terra a mais de 300 milhões de anos, com alto valor nutritivo, alta taxa de proteína e beta caroteno ( que intensifica a coloração dos peixes ), é um alimento indispensável na alimentação de seus alevinos.
Utilizada tanto no aquarismo como na criação comercial em grande escala de várias espécies de peixes.
O náupilo de artêmia pode dobrar de tamanho em pouco mais de 24 horas.
As artêmias vivem em lagos de alta salinidade e não no mar, apesar do nome confundir um pouco.
O famoso lago de Salt Lake nos Estados Unidos é um exemplo de habitat das artêmias.
Artêmias adultas podem ser compradas congeladas ou vivas, a grande vantagem de estarem vivas é a atração maior para os peixes, pelo fato de se movimentarem, mas como em alguns lugares é praticamente impossível de se encontrar, as congeladas são ótimas alternativas.
O objetivo deste texto é mostrar de forma clara e direta a eclosão e a alimentação com os náupilos, que é a fase jovem da artêmia.
Ao falarmos de náupilos de artêmias estamos nos referindo a uma das melhores e mais completas maneiras de alimentarmos alevinos, promovendo um rápido crescimento e muitos outros benefícios.
Ao contrário do que muitos pensam, o processo não é nada complicado, basta seguir apenas algumas regras e o sucesso é garantido.
| O primeiro passo é dispor de um recipiente, muitos utilizam garrafas de refrigerante cortada, no nosso caso iremos utilizar vidros de 2 litros, comprado facilmente a um custo bem baixo. Precisamos também de sal ( pode ser sal marinho, sal grosso ) e de bicarbonato de sódio ( vendido em supermercados ), além dos cistos e de um anticloro, produtos encontrados em lojas de aquarismo. Para cerca de um litro e meio de água, utilizamos 2 colheres de sopa de sal, uma colher de chá de bicarbonato e uma colher de chá de cistos, algumas pessoas não utilizam o bicarbonato, pois já tem uma água alcalina. |
Vale ressaltar que a qualidade dos cistos é muito importante para o sucesso da eclosão, algumas marcas prometem até 95% de eclosão.
| O objetivo do bicarbonato de sódio é elevar o ph da água, o ideal é em torno de 8. Agora colocamos todos no recipiente, na proporção citada acima, e depois adicionamos água. O próximo passo é colocar a água desclorada no recipiente, lembrando que não devemos encher muito, pois com a forte aeração, pode respingar água, portanto o ideal até mesmo para a manipulação dos náupilos é que se encha até um pouco mais que metade do pote. É necessário que tenhamos forte oxigenação, portanto separe um compressor de ar apenas para isto. Também precisamos de iluminação, como na foto ao lado, pois as artêmias são sensíveis a luz, desta forma estimula seu metabolismo e o crescimento se dá de forma muito mais rápida. O indicado é uma iluminação forte. A temperatura da água deve estar entre 25 graus para um crescimento mais rápido. Normalmente os cistos irão eclodir em 24 horas. |
| Após a eclosão, perceberemos pontinhos laranja se mexendo frenéticamente no recipiente, estes são os nossos náupilos que devem ser coletados. Para pegar apenas ( ou praticamente apenas ) os náupilos, devemos colocar a iluminação na parte de baixo do pote e desligar a oxigenação por uns 10 minutos, desta forma, as cascas dos cistos irão boiar, e os náupilos irão para a parte de baixo e do meio do pote, onde esta a luz. Então com uma mangueira fina ( de compressor de ar mesmo ), sugue os náupilos para um outro recipiente, mas com cuidado, apenas a quantidade necessária para seus peixes comerem. Após a coleta, religue imediatamente a oxigenação. Devido a alta salinidade da água dos naupilos, complete o recipiente da coleta com água doce, coloque umas 4 ou 5 vezes o volume de água dos náupilos antes de despejar no aquário dos alevinos. Clique no link abaixo para ver um vídeo dos náupilos eclodidos. > Vídeo dos náupilo < Reparem como temos muitos náupilos se movimentado |
O ideal é que os náupilos sejam oferecidos aos poucos.
Marcadores:
Peixe - agua doce
GUPPY
Nome científico: Poecilia reticulata
Origem
Originário da América do Sul, principalmente da bacia do Amazonas, este pequeno peixe faz a delícia dos criadores pelas suas magnificas cores e longas barbatanas caudais dos machos.
No aquário
Muito pacífico, deve viver em grupo. Apesar de poder viver em aquário comunitário com toda a segurança, um aquário só com guppys fica magnifico e permite fazer reprodução com muita facilidade e frequência.
Para os iniciados é um excelente peixe, barato, resistente e entusiasmante.
Este pequeno peixe dá uma enorme alegria e cor ao seu aquário.
Dimorfismo sexual
As fêmeas, extremamente férteis e de maior porte, são menos coloridas do que os machos e não possuem a longa e maravilhosa cauda que caracteriza esta espécie.
Tamanho
Em adultos os machos atingem os 3 cm e as fêmeas os 6 cm.
Água
Temperatura da água: 24 a 26 ºC.
Dica:se cria-lo em aquario comunitario com peixes maiores do que ele ,sera bom colocar "joelhos" de PVC junto as plantas para servi de abrigo unico para ele, tabem servira para as femias se abrigar da persequição do macho
Origem
Originário da América do Sul, principalmente da bacia do Amazonas, este pequeno peixe faz a delícia dos criadores pelas suas magnificas cores e longas barbatanas caudais dos machos.
No aquário
Muito pacífico, deve viver em grupo. Apesar de poder viver em aquário comunitário com toda a segurança, um aquário só com guppys fica magnifico e permite fazer reprodução com muita facilidade e frequência.
Para os iniciados é um excelente peixe, barato, resistente e entusiasmante.
Este pequeno peixe dá uma enorme alegria e cor ao seu aquário.
Dimorfismo sexual
As fêmeas, extremamente férteis e de maior porte, são menos coloridas do que os machos e não possuem a longa e maravilhosa cauda que caracteriza esta espécie.
Tamanho
Em adultos os machos atingem os 3 cm e as fêmeas os 6 cm.
Água
Temperatura da água: 24 a 26 ºC.
Dica:se cria-lo em aquario comunitario com peixes maiores do que ele ,sera bom colocar "joelhos" de PVC junto as plantas para servi de abrigo unico para ele, tabem servira para as femias se abrigar da persequição do macho
Marcadores:
Dicas e informações úteis

- Ciclagem , para resumir é o tempo em que o aquario demora para formar a colônia de bactérias nitrificantes( geralmente 3 a 6 semanas), elas virão futuramente processar restos de alimentos e dejetos do peixes, diminuindo os níveis de amônia e nitrato, que em grande escala são fatais aos peixes.
As colônias vão se fixar em locais de boa oxigenação.
Para conseguir um número maior de colônias no seu aquário novo , você pode colocar um pouco de ração ou até mesmo o perlon sujo de outro aquário .Outra maneira é colocar 1 peixe ciclador (paulistinhas porque são bastante resistentes) , mas somente em último caso pois irá submeter o peixe a um estresse desnecessário.
Durante a ciclagem , irá formar-se o conhecido ciclo do nitrogênio.
- O quê é ciclo do nitrogênio ?
- Toda matéria orgânica ao se decompor gera Amônia. No aquário isso pode ocorrer em função das fezes dos animais, dos restos da alimentação, folhas ou animais mortos.
O primeiro grupo de bactérias deste processo são do gênero Nitrosomonas, e estas possuem a capacidade de transformar Amônia em Nitritos. Posteriormente outro grupo de bactérias do gênero Nitrospira processará o Nitrito em Nitrato. Sendo que o Nitrato é naturalmente consumido pelas plantas e algas, ou no caso dos aquários, será em partes diluída também nas trocas parciais de água.

espero que tenham gostado , deixem aqui os seus comentários e até mais :D
O quê é ciclagem ?
- Ciclagem , para resumir é o tempo em que o aquario demora para formar a colônia de bactérias nitrificantes( geralmente 3 a 6 semanas), elas virão futuramente processar restos de alimentos e dejetos do peixes, diminuindo os níveis de amônia e nitrato, que em grande escala são fatais aos peixes.
Para conseguir um número maior de colônias no seu aquário novo , você pode colocar um pouco de ração ou até mesmo o perlon sujo de outro aquário .Outra maneira é colocar 1 peixe ciclador (paulistinhas porque são bastante resistentes) , mas somente em último caso pois irá submeter o peixe a um estresse desnecessário.
Durante a ciclagem , irá formar-se o conhecido ciclo do nitrogênio.
- O quê é ciclo do nitrogênio ?
- Toda matéria orgânica ao se decompor gera Amônia. No aquário isso pode ocorrer em função das fezes dos animais, dos restos da alimentação, folhas ou animais mortos.
O primeiro grupo de bactérias deste processo são do gênero Nitrosomonas, e estas possuem a capacidade de transformar Amônia em Nitritos. Posteriormente outro grupo de bactérias do gênero Nitrospira processará o Nitrito em Nitrato. Sendo que o Nitrato é naturalmente consumido pelas plantas e algas, ou no caso dos aquários, será em partes diluída também nas trocas parciais de água.
espero que tenham gostado , deixem aqui os seus comentários e até mais :D
Marcadores:
Saindo do papel

- Medidas : 100x40x50 200L.
- Iluminação : 2x30w florescente .
- Filtragem: 2 Whisper 40.
- Aquecimento : 1 Termostato de 200W.
- Substrato : to pesando em areia de rio fina ou areia de filtro de piscina .
- Flora : 10 Valisnéria Spiralis , 2 Amazonense , 2 Anúbia Afzelli , 4 Anúbia Nana , 2 Cryptocoryne , 1 Hygrophila Sunset , 1 Rotala Najislan.
- Decoração : 2 troncos de aroeira que utilizei em outros aquas.
- Flora : 1 Bandeira koi cabeça laranja , 1 Bandeira koi super red , 1 Bandeira siames , 1 Bandeira negro , 1 Labeo frenatus , 2 botia yoyo , 1 Limpa vidro , 1 Apistograma , 2 Coridoras , 6 Mato grosso
Segue as fotos :
2 cm de areia de filtro de piscina


com o aquario cheio (em 1 dos filtros eu tirei o perlon e coloquei carvão
ativado e ceramica)

esvaziei só pra poder arrumar o layout

depois das plantas a agua começa a voltar !

calibrando o termostato e deixando formar o ciclo de nitrogênio ( explico
em outro tópico ) !




um detalhe da parte de dentro da tampa do aquario

espero que tenham gostado , deixem aqui os seus comentários e até mais :D
Aquario de 200l agua doce.
- Medidas : 100x40x50 200L.
- Iluminação : 2x30w florescente .
- Filtragem: 2 Whisper 40.
- Aquecimento : 1 Termostato de 200W.
- Substrato : to pesando em areia de rio fina ou areia de filtro de piscina .
- Flora : 10 Valisnéria Spiralis , 2 Amazonense , 2 Anúbia Afzelli , 4 Anúbia Nana , 2 Cryptocoryne , 1 Hygrophila Sunset , 1 Rotala Najislan.
- Decoração : 2 troncos de aroeira que utilizei em outros aquas.
- Flora : 1 Bandeira koi cabeça laranja , 1 Bandeira koi super red , 1 Bandeira siames , 1 Bandeira negro , 1 Labeo frenatus , 2 botia yoyo , 1 Limpa vidro , 1 Apistograma , 2 Coridoras , 6 Mato grosso
Segue as fotos :
2 cm de areia de filtro de piscina

com o aquario cheio (em 1 dos filtros eu tirei o perlon e coloquei carvão
ativado e ceramica)
esvaziei só pra poder arrumar o layout
depois das plantas a agua começa a voltar !
calibrando o termostato e deixando formar o ciclo de nitrogênio ( explico
em outro tópico ) !
um detalhe da parte de dentro da tampa do aquario
espero que tenham gostado , deixem aqui os seus comentários e até mais :D
Assinar:
Postagens (Atom)











